sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Geralzão sobre Processo de Imigração

Para quem tem interesse pelo processo de imigração, mas está começando a pesquisar, vou tentar ajudar:



O site com informações oficiais sobre todo o processo é o do Governo de Quebec, então sempre confira e consulte este site parra tudo que precisar: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/index.html

Como esta e outras informações podem ser importantes também para outras pessoas, adicionei o q lembrei.

Muitas informações essenciais normalmente estão em francês, mas em alguns casos encontramos uma versão em português, para as informações básicas, como no link abaixo:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php

O processo de imigração consiste em duas etapas principais:

1. Processo de Québec: Obtenção do Certificado de Seleção do Quebec (CSQ), que é uma seleção realizada pelo governo de Quebec, que busca por profissionais qualificados, de acordo com a demanda do mercado de trabalho desta província.

2. Processo Federal: Análise de antecedentes criminais e verificação do estado de saúde do aplicante, efetuado pelo governo federal do Canadá.


O processo inicia-se quando o escritório de imigração recebe o dossiê (DCS - Demande de certificat de sélection), mais anexos, com a solicitação do CSQ (Certificat de Sélection du Québec).

Pontos importantes do Processo de Quebec:

• Preparação do dossiê de aplicação para o processo;
• Pagamento da taxa de análise do dossiê e envio deste para o Escritório de Imigração do Quebec em São Paulo;
• Confirmação, por parte do escritório de imigração, do recebimento do dossiê;
• O dossiê é analisado;
• É marcada a data que será realizada a entrevista no escritório de Imigração do Quebec em São Paulo;
• A entrevista é realizada e caso o(s) candidato(s) seja(m) aprovado(s), o CSQ é emitido.


Termina ai o processo de Quebec, podendo-se iniciar o processo Federal.

No processo federal, o governo do Canadá aceita os critérios de seleção da província de Quebec. O governo apenas verifica os antecedentes criminais e o estado de saúde do aplicante.

Todo o processo é um pouco longo, mas tudo depende do conhecimento de francês da pessoa, da área de formação, idade, número de filhos, etc.

[Para ter acesso ao formulário de DCS, à lista de documentos a serem anexados e outros formulários, verifique no site oficial em: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html]

A partir do envio do DCS, em geral, espera-se de 4 a 6 meses para a realização da entrevista.

No processo de Quebec, o candidato é analisado e recebe uma pontuação de acordo com alguns requisitos:



• Formação;
• Tempo de experiência profissional;
• Idade (Abaixo de 35 anos pontua mais);
• Conhecimento lingüístico em Francês e em Inglês (Francês como prioridade e de maior pontuação);
• Se possui familiares vivendo legalmente no Quebec;
• Se possui alguma oferta de trabalho no Quebec;
• Filhos abaixo de 12 anos / filhos entre 13 e 21 anos;
• Se já esteve / morou/ trabalhou/ estudou no Quebec;
• Adaptabilidade;
• Análise do conjugue sobre quanto às mesmas características acima.

(OBS.: Quanto à esses dados, estou tirando tudo da minha cabeça... Do que lembro da palestra e do que já li a respeito, mas estas informações podem estar incompletas, assim como, podem ser alteradas a qualquer momento pelo escritório de imigração, de acordo com interesses do Quebec.)

Verifique sobre estes critérios no link em francês: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/conditions-requises/index.html

A melhor forma de ter uma noção das suas chances no processo é efetuar o teste sugerido no próprio site do governo do Quebec: (Você pode escolher os idiomas, francês, inglês ou espanhol)

http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=en

O teste é gratuito e pode ser efetuado quantas vezes a pessoa achar necessário. Assim, você pode testar várias situações diferentes para verificar, por exemplo, quem do casal seria melhor para definir como o Aplicante Principal, qual o Nível de Francês a pessoa precisa obter para então enviar o dossiê de aplicação e etc...

O site oficial sugere uma seqüência interessante de pesquisa, sobre todo o processo. Verifique estas informações em: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/index.html

Você pode verificar cada passo indicado e seguir as informações pelo menu “Travailleurs permanents” a esquerda da tela.

Atenção para os subitens deste menu. Algumas pessoas acham o site confuso pela forma de organização, mas acredito que seja porque precisam passar informações bem completas e para todos os casos.

Espero que estas informações tenha sido úteis.



De qualquer forma, sugiro para quem tem interesse em imigrar, que assistam às palestras que são realizadas de tempo em tempo, em todo o Brasil.

Para saber sobre as palestras verifique o link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.php

Se não houver uma data definida para esta palestra, cadastre-se de qualquer forma, pois você receberá por e-mail informações sobre o local e a data, assim que estiver definido.

Então, acho que chega de informações por hoje, não é?

Até mais...

3 comentários:

  1. Olá,

    Temos quase o mesmo timeline (estou quase surtando!!!) sou de minas também...interior:). Se quiser me acrescentar no msn ai vai acer.speed@hotmail.com. Abraço. Inté...

    ResponderExcluir
  2. hey cris, vi q vc recebeu os exames...parabéns menina agora o visto é rapidinho!!! eu também sou de dez/09 e continuo na espera, mas vc me deu esperança agora!! bjo. elen=0)

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine e Elen,

    Sim... Passei esses quase 10 meses surtando também! Mas finalmente a espera acabou!

    Espero que vocês já tenham recebido os petididos de vocês.

    Eu quero muito chegar antes do Natal! Vamos aguardar para ver... bjs

    Ei ah? Será que dá tempo de chegar ainda esse ano?

    ResponderExcluir